Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
  • O texto está em espaço simples; usa fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Instruções para Autores

Normas de Redacção de Artigos


Os artigos deverão ser redigidos em português, espanhol ou inglês, salvo o título e as palavras-chave, que deverão ser escritos também em inglês (em caso de artigos em português) ou em português (em caso de artigos em inglês e espanhol), observando os requisitos abaixo.

1º Documento em formato A4 (baixar modelo de artigo), com 3 cm de margem direita, 2,5 cm de margem esquerda, 3 cm de margem superior e 2,5 cm de margem inferior.

2º O título do trabalho deve estar escrito em negrito, centralizado, tamanho 14 e em caracteres maiúsculos. Seguirá ao título a sua tradução em inglês, tendo a mesma formatação de texto, mas sem negrito.

3º Os nomes dos autores devem ser escritos logo abaixo do título, em tamanho 12; o endereço institucional e email de contacto do(s) autor(s) correspondente(s), sinalizando este com um asterisco (*), seguirão abaixo dos nomes, com tamanho 10.

4º Após os dados do(s) autor(s), devem-se deixar uma linha em branco e na linha imediata indicar, com texto em negrito, a área temática; seguidamente deixar uma linha em branco e escrever em texto com duas colunas “Resumo” e “Abstract” de forma justificada.

5º Uma linha depois, escrever o texto em formato justificado e sequencial (sem parágrafos), escrito em Word, tipo de letra Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, com um máximo de 200 palavras.

6º No fim do texto do resumo, deixar uma linha em branco e na linha imediata escrever 3 palavras-chave, com letras iniciais maiúsculas, precedidas da expressão “Palavras-chave”.

7º As sessões seguintes, são “Introdução”, “Material e Métodos” / “Metodologia” / “Desenvolvimento” e “Resultados e Discussão”, que devem ter o mesmo formato do resumo, mas com uma coluna de texto apenas e espaçamento de 1,5. Nestas sessões poderão incluir citações bibliográficas (método APA), figuras ou tabelas sempre que se julgar necessário. Estas sessões deverão estar separadas com o texto por um espaço em branco.

8º Ao longo do trabalho deve se abordar de forma clara o enquadramento e objectivo do trabalho, problema científico, hipóteses, resultados e conclusões, realçando a possível aplicação do trabalho realizado.

9º As referências bibliográficas devem ser organizadas em ordem alfabéticas e deverão obedecer à norma APA 7ª Edição.

 

Submissão de Artigos e Análise de Plágio

Os manuscritos dos artigos serão submetidos através do site da revista, onde o editor e revisores acederão os mesmos e submeterão ao processo de revisão (detecção de plágio e revisão por pares).

Assim, em fases, a RECIUJES, considerará as seguintes etapas:

1) Submissão do artigo para revista;

2) Análise de plágio nos softwares CopySpider e Turnitin pelo Editor. Se o manuscrito estiver dentro das percentagens aceitas para publicação (até 10%), seguirá para o processo de avaliação.

3) Segue-se a solicitação do processo de Revisão por Pares, onde se espera as decisões de aceitação (quando requer de revisões mínimas e nova submissão), revisão (quando são necessárias revisões e nova submissão) ou rejeição (quando o conteúdo estiver desenquadrado ou quando o tema abordado é recomendável para outra revista).

Serão utilizados modelos de revisão de artigos, onde constará o item do resultado da revisão/avaliação por pares.

Revisão por pares cegas (Revisores Externos)

Durante a revisão por pares, os revisores poderão aceder ao manuscrito de forma segura utilizando o nosso sistema online, mantendo, simultaneamente, o anonimato destes e dos autores (ou autoras) do manuscrito. É denominado esse procedimento de Revisão por Pares Cegas, uma vez que não há informações sobre os autores durante a revisão documental.

Submissão e Aceitação Final

Após a decisão “Aceito” e quando todas as questões editoriais estiverem resolvidas, o artigo será formalmente aceite para publicação. A data de recepção indicada no artigo será a data em que o artigo original foi aprovado nas verificações de qualidade padrão da RECIUJES, que se baseiam nos critérios de submissão da revista. A data de aceitação declarada no artigo será a data em que o Membro do Conselho Editorial enviou o e-mail apontando a aceitação.

Edição de Abertura

Política padrão da secção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Política de Acesso Livre

A RECIUJES proporciona acesso público de todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso aos resultados de pesquisas gera um maior difusão e troca global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projecto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade académica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes académicas.

Declaração de Acesso Aberto - Open Access

O Acesso Aberto (Open Access) é um amplo movimento académico internacional que busca acesso on-line gratuito e aberto a informações académicas, como publicações e dados. Quando qualquer um pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar e pesquisar informações, ou usá-las na educação ou de outra forma dentro dos acordos legais, a publicação é chamada de “acesso aberto”, já que não existem ou barreiras técnicas.

O acesso aberto é também o termo para um novo modelo de negócios para publicação académica que disponibiliza informações de pesquisa para os leitores sem nenhum custo. Contrasta com o modelo de assinatura, no qual os leitores têm acesso a informações académicas, geralmente por meio de uma biblioteca, pagando uma assinatura.

Esse movimento tem uma série de vantagens: i) Aumento da visibilidade e o uso de resultados de pesquisas académicas; ii) Maior número de leitores dos resultados das pesquisas da Universidade, incluindo aqueles que, de outra forma, não conseguiriam acessar essas informações porque não podem pagar a assinatura de uma revista onerosa, por exemplo. Novas ideias podem ser dispersas mais rápida e amplamente, o que, por sua vez, desencadeia novos estudos de pesquisa; serve como um ímpeto para o conhecimento. As empresas também têm amplo acesso às ideias científicas mais recentes, sobre as quais elas podem se basear. Uma vez que o acesso aberto também implica uma reutilização mais ampla, o conhecimento recente pode ser usado imediatamente no ensino.

Os princípios do acesso aberto estão estabelecidos na Declaração de Berlim sobre Acesso Aberto ao Conhecimento em Ciências e Humanidades (2003). Esta declaração foi assinada por muitas organizações internacionais para pesquisa académica, incluindo todas as universidades holandesas e organizações de pesquisa.

O Open Science contém acesso aberto a publicações académicas, dados de pesquisa, ferramentas de aprendizado, software, etc. No caso de dados de pesquisa, falamos sobre dados abertos. Dados abertos oferecem muitos benefícios para a bolsa de estudos. Aumenta a visibilidade dos resultados de pesquisa, é citável graças aos identificadores de objecto digital (DOIs) e incentiva a reutilização de seus dados para novas perguntas de pesquisa e para fins de verificação.

A RECIUJES está alinhada com os princípios da Declaração de Acesso Aberto.